O papel da mente vai ser o denominador comum dos filmes que serão exibidos na 8.ª edição da Mostra, em Loulé.
Corpo do artigo
Porque todos passamos atualmente tempos difíceis a 8.ª edição da Monstrare, Mostra Internacional de Cinema Social, quis abordar o papel da mente. "É um assunto que está na ordem do dia e vamos falar desde a saúde mental, até à inteligência artificial", explica o organizador Manuel Batista. "Temos uma programação variada e procuramos filmes que tenham sido referência dentro desta temática", acrescenta.
A Mostra Internacional de Cinema Social pretende exibir películas que não deixam ninguém indiferente. "O cinema social procura fazer pensar e intervir de alguma forma na sociedade", afirma Manuel Batista. Admite que o sucesso da Mostra se deve ao facto de o público gostar de ver "um filme que aborda algo que, mesmo que não esteja relacionada com ele, é uma realidade que pode estar ao seu lado". "O cinema não tem que ser só entretenimento, pode ser também uma voz", refere.
TSF\audio\2022\01\noticias\18\maria_augusta_casaca_monstrare_peca_grande
Os filmes que foram escolhidos para esta edição são vários, entre eles "Desculpa, uma história sobre bullying", um filme holandês que aborda a temática do bullying nas escolas. Ou ainda o documentário dinamarquês "Flee". "É um documentário em animação que fala sobre a experiência de um refugiado afegão e a sua vida e como supera obstáculos constantes", conta. O filme, que será exibido no dia 21 deste mês, está nomeado para o prémio Lux do Parlamento Europeu e fez parte da seleção do festival de Cannes. No mesmo dia, à tarde, o realizador algarvio Bernardo Lopes, distinguido no ano passado com o prémio Sophia, dará uma masterclass a alunos da Escola Secundária de Loulé "sobre realização e o que é estar no mundo do cinema".
A Mostra termina no dia 23, domingo, com a exibição do Filme "28 e meio", uma longa metragem do realizador português Adriano Mendes, um filme que também está ligado ao tema principal da Mostra: a mente. "É um filme que aborda um dia na vida de uma pessoa que tenta encontrar estabilidade na vida, profissional e emocional", revela Manuel Batista.
A Monstrare arranca esta terça-feira com uma palestra para jovens da Escola Secundária de Loulé sobre saúde mental e pandemia. Todas as iniciativas da Mostra de cinema vão desenrolar-se nesta escola, bem como no Solar da Música Nova e no Cine Teatro Louletano.