Montaria. APA retoma avaliação ambiental dos painéis fotovoltaicos na Torre Bela
Processo esteve suspenso mais de um mês. Esclarecimentos recebidos permitem retomar avaliação ambiental.
Corpo do artigo
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai retomar o processo de avaliação ambiental do projeto para construir um parque de painéis fotovoltaicos na herdade da Torre Bela.
A TSF sabe que a decisão está tomada depois de a 23 de dezembro o Ministro do Ambiente, José Pedro Matos Fernandes, ter suspendido o processo, incluindo a consulta pública, na sequência da montaria que matou mais de 500 veados e javalis.
13178126
A APA tinha 30 dias úteis para avaliar se o estudo de impacto ambiental apresentado inicialmente pela empresa promotora do projeto tinha de ser reformulado ou aditado na sequência da montaria.
A documentação entretanto entregue pelo promotor permitiu concluir que a avaliação ambiental pode ser retomada, terminando a suspensão de todo o processo, numa conclusão que foi unânime entre todas as entidades representadas na comissão que está a avaliar o projeto dos painéis fotovoltaicos para uma área de 755 hectares na Torre Bela.
O novo prazo para encerrar a consulta pública do estudo de impacto ambiental prolonga-se até 1 de março.
13170766
Recorde-se que no estudo apresentado de início o promotor admitia que os animais que existiam na quinta eram um problema, mas as medidas de minimização do impacto ambiental apresentadas previam a "retirada dos animais de grande porte", nomeadamente para evitar o seu "extermínio".
Também o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa abriu um inquérito à montaria na Herdade da Torre Bela, na Azambuja, onde terão sido abatidos 540 animais.