O vice-presidente do Partido Social Democrata sublinha que Luís Montenegro cometeu três erros estratégicos, nomeadamente não se ter candidatado às diretas há dois anos.
Corpo do artigo
David Justino lamenta que Luís Montenegro tenha tentado transformar "derrotas em vitórias", depois de ter perdido na segunda volta as eleições diretas do PSD. O vice-presidente do partido diz, no programa de debate político semanal "Almoços Grátis", que o adversário de Rui Rio cometeu três erros estratégicos.
"Luís Montenegro, não obstante a experiência que já tem, ainda é novo. Tem muito para dar ao PSD. Relativamente à forma como ele fez o discurso, não se pode transformar derrotas em vitórias. Aquela cena que nós temos sempre nas eleições de que todos ganham não é verdade", defende.
https://d2al3n45gr0h51.cloudfront.net/2020/01/davidjustino_montenegro_20200122153814/hls/video.m3u8
Para David Justino, os erros estratégicos de Montenegro foram "não ter concorrido às diretas de há dois anos", num recuo tático que não levou a bom porto, "ter dado cobertura a movimentações que visavam depor a direção que ainda está em exercício" e "a própria estratégia eleitoral" de ter dois candidatos contra o atua presidente.
11736041
Noutro plano, também no programa "Almoços Grátis", Carlos César diz-se surpreendido com "a euforia" dos apoiantes de Rui Rio: "Parecia que Rui Rio não tinha ganhado com 53% mas com 93%."
11735775
O presidente do PS classifica o resultado como "uma vitória frágil" e que, no final da campanha, "não se percebeu o que cada um dos candidatos queria para o PSD e o que cada um desejava para o país".