António Domingues de Azevedo liderou os técnicos oficiais de contas durante 20 anos. O anúncio da morte foi feito em comunicado pela Ordem dos Contabilistas Certificados.
Corpo do artigo
António Domingues de Azevedo faleceu em Famalicão, "vítima de doença prolongada", explica o comunicado enviado pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), uma instituição da qual Domingues Azevedo foi o primeiro Bastonário da instituição.
O comunicado da OCC está assinado por Manuel dos Santos, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da OCC, que lembra o Bastonário como um "Grande Homem, que sonhou e concretizou uma Obra que perdurará para lá de si próprio".
Manuel dos Santos louva ainda o líder da instituição sublinhando que a OCC "foi criada há 20 anos e desde o seu nascimento não parou de crescer e de se desenvolver, sob a condução e a dinâmica do António Domingues de Azevedo. [...] continuaremos a desempenhar a nossa missão, de harmonia com o legado que o líder e fundador nos deixou. Sem desvios e sem hesitações, pois essa será a formar de homenagearmos a sua Memória e defendermos o que construiu com profissionalismo, amor e dedicação".
António Domingues de Azevedo nasceu em 1950, em Fradelos, Vila Nova de Famalicão e liderava há 20 anos os destinos da entidade reguladora da profissão de TOC, primeiro presidindo à ATOC, depois à CTOC, à OTOC e finalmente à OCC.
Foi deputado do Partido Socialista à Assembleia da República durante três mandatos, integrando sempre a Comissão Parlamentar de Economia e Finanças. Foi também o autor do projeto-lei que regulamentou a profissão de Técnico Oficial de Contas.
Esteve à frente da da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, de 1999 a 2009.
Em março de 2009 tornou-se o primeiro bastonário da história da instituição. Dois anos mais tarde António Domingos Azevedo foi agraciado com o título de especialista honoris causa pelo Instituto Politécnico de Lisboa.
"Um amigo do Parlamento"
O Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, lamentou o falecimento do "antigo deputado, alma da Ordem dos Contabilistas Certificados, alguém que sempre se bateu pela justiça fiscal. O parlamento perde um amigo", diz a nota de pesar de Ferro Rodrigues.
Ligação à TSF
Ao longo de muitos anos a TSF e a Ordem dos Contabilistas Certificados (e as instituições que estiveram na sua origem) têm mantido uma estreita colaboração materializada, por exemplo, em conferências por todo o país, mas também num programa diário.
Nesta rádio, António Domingues de Azevedo era ouvido quando em causa estavam assuntos ligados à economia ou à fiscalidade. O Bastonário hoje falecido colaborou com a TSF inúmeras vezes, dando a sua opinião acerca desses temas, mas também explicando aos ouvintes a importância dos mesmos.
A TSF gostaria de manifestar o seu pesar pela morte António Domingues de Azevedo e apresenta condolências à Ordem dos Contabilistas Certificados e à família do seu Bastonário e fundador.