Cesário Silva era o líder da comunidade estudantil de Coimbra desde dezembro.
Corpo do artigo
O presidente da direção da Associação Académica de Coimbra, Cesário Silva, morreu este sábado. A informação foi confirmada à TSF pelo reitor da Universidade, Amílcar Falcão.
Cesário Silva tinha 24 anos e não resistiu aos ferimentos decorrentes de um grave acidente de viação. Estava internado no hospital de Vila Nova de Gaia.
À TSF, Amílcar Falcão acrescentou que a Academia e o próprio estão "em grande sofrimento".
Cesário Silva era estudante de engenharia informática e liderava a Associação Académica de Coimbra desde dezembro, depois de conquistar a vitória nas últimas eleições e de ter sucedido a João Assunção.
Fonte dos bombeiros de Oliveira de Azeméis contou à agência Lusa que o acidente causou dois feridos graves, transportados para o Hospital de Gaia, mas um deles, Cesário Silva, acabou por morrer.
Em comunicado, a câmara municipal de Coimbra lamentou "profundamente a morte prematura" de Cesário Silva, sublinhando que é uma "dolorosa perda" para a cidade.
Estudante na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Cesário Silva "esteve desde cedo ligado ao associativismo, tendo sido presidente do Núcleo de Estudantes de Informática e ainda membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra", referiu a câmara municipal.
Já o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em comunicado, também lamenta a morte do estudante. "É com pesar que o Ministro Manuel Heitor assiste à perda de um jovem representante do movimento associativo estudantil que pretendia promover a aproximação entre estudantes e entre as estruturas da UC, fazendo com que aquela Universidade fosse 'uma só casa' como afirmou Cesário Silva", afirma o Ministério.
"Defensor da união entre os estudantes e das sinergias entre a UC e as organizações representativas da cidade de Coimbra, Cesário Silva deixa um sentimento de profunda consternação na comunidade académica de Coimbra e do país", conclui.