O antigo presidente do BPN tinha 84 anos.
Corpo do artigo
Morreu o ex-presidente do BPN José Oliveira e Costa. Tinha 84 anos.
O também antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de Cavaco Silva padecia de doença prolongada e morreu em casa às 15h00 de segunda-feira, conforme disse à TSF o advogado Daniel Nascimento.
José de Oliveira e Costa foi secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do governo de Cavaco Silva, em 1987, era Miguel Cadilhe ministro das Finanças. Em 1998, assumiu a presidência do Banco Português de Negócios, instituição que foi nacionalizada pelo governo de José Sócrates.
Em novembro de 2008 foi detido por suspeitas de ilegalidades na gestão do BPN e libertado oito meses depois. Ficou em prisão domiciliária até novembro de 2010.
Em 2017, Oliveira e Costa foi condenado a 14 anos de prisão pelos crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação de documentos, infidelidade, aquisição ilícita de ações e fraude fiscal. Em 2018, viu a pena agravada em mais um ano de cadeia por abuso de confiança, depois de o tribunal se ter esquecido de fixar a pena.
Em outubro de 2019, Oliveira e Costa foi condenado a três anos de prisão pelo crime de fraude fiscal, anteriormente declarado prescrito, mas manteve a pena única de 15 anos a que já estava condenado.
José de Oliveira e Costa nasceu em 1935 em Esgueira, Aveiro. Iniciou a vida profissional como empregado de escritório numa empresa de madeiras, ao mesmo tempo que concluía a licenciatura em Economia. Assim que terminou o curso foi admitido na Companhia Portuguesa de Celulose, onde esteve até concorrer para o Banco de Portugal.
Militante do Partido Social Democrata, foi presidente da Comissão Política Distrital de Aveiro e eleito deputado à Assembleia da República, nas legislativas de 1987. Mas não chegou a assumir o cargo, devido à nomeação como Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.
Após ter saído do Governo de Cavaco Silva, em 1991, foi indicado para o Banco Europeu de Investimentos. Em 1994, foi nomeado chairman do Finibanco, de onde saiu quatro anos depois para o BPN.