Adelino Gomes destaca a "capacidade invulgar de utilizar o som e a palavra" demonstrada por Rafael Correia.
Corpo do artigo
O antigo realizador da RDP/Antena 1 Rafael Correia, autor do programa Lugar ao Sul, morreu esta sexta-feira aos 82 anos de doença prolongada, segundo informou a rádio pública.
Natural de Santa Bárbara de Nexe, concelho de Faro, Rafael Correia trabalhou na BBC em Inglaterra e França entre 1972 e 1974, tendo depois entrado na Emissora Nacional como jornalista.
Na década de 1980, já na RDP, foi autor do premiado programa Lugar ao Sul, em que percorria Portugal falando com as gentes sobre os costumes, os usos, num retrato do país, criando um importante arquivo sonoro, disponível na RTP Play . O programa foi um dia apelidado por Adelino Gomes como "o mais belo programa de rádio".
À TSF, o jornalista recorda um programa com "retratos sonoros" em que se destacavam as múltiplas capacidades de Rafael Correia.
"Era a imagem perfeita de um certo Portugal, sobretudo ao Sul e sobretudo do Alentejo mas também do Algarve. Era um programa belíssimo", recorda Adelino Gomes enquanto ouvinte "sempre entusiasmado e emocionado".
TSF\audio\2020\03\noticias\06\adelino_gomes_1
Rafael Correia tinha "uma capacidade invulgar de utilizar o som e a palavra", capacidades que levava para os encontros com aqueles que "queriam também ser repórteres de rádio".
Segundo o provedor do ouvinte, João Paulo Guerra, citado pela Antena 1, "ainda hoje há ouvintes a escreverem a perguntar quando é que volta o Lugar ao Sul, quando é que volta o Rafael Correia", que se reformou em 2008.
O funeral realiza-se este domingo, pelas 10h00, na igreja de São Luís, em Faro.