Na cidade adotada pelo Infante D. Henrique, terra de descobridores, há uma petisqueira que é é algo mais que o nome da casa, com vasta garrafeira, indica. A ementa apresenta, de facto, muitos e variados petiscos, empratados com contemporaneidade, mas os pratos mais substanciais fazem crescer água na boca...
Corpo do artigo
Antiga capital do Reino do Algarve, de que há notícia, enquanto povoado, cerca de 2 000 anos antes de Cristo, a velha Lacóbriga só no século XIII foi reconquistada pelos cristãos.
Lagos foi berço de navegadores - ali nasceu Gil Eanes, que dobrou o cabo Bojador -; foi a cidade do Infante D. Henrique, onde terá fundado a famosa escola náutica de onde as caravelas demandaram os mares nunca dantes navegados; foi a povoação ligada aos Descobrimentos.
Consagrados no museu local, no monumento aos Descobridores Lacobrigenses e no nome da artéria em que aquele espaço está situado, a avenida marginal.
Numa paralela interior aquela avenida, a rua 25 de abril, não é difícil descobrir o restaurante A Petisqueira.
TSF\audio\2019\01\noticias\29\tsfmesa29
O nome até dá ideia menos concreta em relação aos pitéus que podem ser apreciados num espaço onde se acomodam 40 comensais, marcado pelo bom gosto da decoração, ambiente informal e acolhedor.
O piso inferior é ocupado em boa parte pela garrafeira, uma das significativas mais-valias desta casa; outra, a esplanada, que amplia a lotação nos dias amenos.
Na ementa, ressalta o capítulo petisqueiro, a fazer jus ao nome da casa, tão vasto e diversificado se apresenta, com sugestões aliciantes marcadas pela contemporaneidade : carpaccio de polvo com molho virgem de caviar; duo de cogumelos recheados com legumes, bacon, ricotta, espinafres e parmesão; tártaro de atum, salmão e abacate; queijo chèvre, rúcula, mel e frutos secos.
O fator escolha é o mais difícil, tão infindável parece a lista de petiscos, em que sobressaem entre saladas, morcela salteada com maçã e vários tipos de queijo, o carpaccio de novilho, maionese de mostarda e parmesão e as vieiras coradas em azeite, ervilhas, bacon e puré de aipo.
Com outra substância e de proveniência marinha, a lista propõe, entre vários outras sugestões, caril de camarão com arroz basmati; tentáculo de polvo salteado em azeite, grelos e batata doce de Aljezur; camarão tigre grelhado e risotto de açafrão; lombo de atum braseado acompanhado com legumes, puré de batata com azeitona e anchova, abóbora e molho de soja e ainda xerém de couve-galega com molho de vinho branco.
Nos pratos de carne, referência para o lombinho de porco preto recheado com tâmaras e bacon, gratinada de batata e molho de Roquefort; peito de pato lacado e redução de moscatel e para o estufado de rabo de boi, batata sauté e maçã.
Para sobremesa, nada melhor que o tiramisu de laranja.
Garrafeira de excelente nível, dezenas de referências. Serviço simpático neste restaurante que é muito mais que o nome deixa perceber: A Petisqueira, em Lagos.
Onde fica:
Localização: Rua 25 de Abril, 54 8500 Lagos
Telef.: 282 792 436