
Rui Ferreira/Global Imagens
A Associação Nacional de Directores Escolares admite que muitos alunos podem começar o ano letivo sem professores. A Confederação das Associações de Pais está preocupada.
Corpo do artigo
O presidente da Associação Nacional de Diretores Escolares explica que está quase tudo preparado para o início do ano letivo, marcado para os dias entre 12 e 16 de setembro.
Manuel Pereira acrescenta que o maior problema, por esta altura, está nos professores contratados e nas centenas que estão em campanha eleitoral.
Os diretores prevêem por isso um setembro complicado nas escolas.
Também a Confederação Nacional das Associações de Pais está muito preocupada com a falta de colocação de milhares de professores. O presidente, Jorge Ascenção, sublinha que hoje, no privado, as aulas já começaram e aí os professores estão todos colocados.
A Confederação Nacional das Associações de Pais não põe em causa o direito dos professores a se candidatarem às eleições autárquicas. O problema é que tudo indica que muitas escolas não arranjam substitutos.
Outra preocupação neste arranque de ano lectivo está nas atividades de enriquecimento curricular. Os pais temem que os cortes para uma hora diária os obriguem a ir buscar os filhos mais cedo.