Abre amanhã ao público o museu que conta a História dos 156 anos da PSP. Lá para 2026, o museu há de crescer e, nessa altura, poderá também visitar os calabouços onde estiveram os presos políticos, nos tempos da ditadura.
Corpo do artigo
A inauguração é esta quinta-feira e a abertura ao público, amanhã. O Museu da Polícia vai funcionar no Convento de São Francisco, ao Chiado, em Lisboa, antiga sede do Comando Metropolitano de Lisboa, um edifício partilhado pela PSP, pela Academia das Belas Artes e pelo Museu Nacional de Arte Contemporânea.
TSF\audio\2023\07\noticias\13\_13_julho_guilhermina_sousa_museu_psp_janela
A ideia de abrir um espaço que conte a história dos 156 anos da PSP e que mostre as diferentes competências e "faces" da Polícia ao longo dos anos, já tem algum tempo e ganhou forma nos últimos anos. O resultado desse trabalho está nas seis salas que agora pode visitar.
Esta é a primeira fase, mas as obras para uma segunda já começaram. Em 2026, a PSP conta alargar a "caixa de memórias" e, entre os espaços que hão de abrir nessa altura, está um lugar que faz parte de um dos períodos mais negros da História de Portugal: os calabouços da PSP.