As portas e as janelas de Óbidos estão de pauta aberta para a música, "o pão da alma", como lhe chama Manuela Gouveia, diretora artística do festival.
Corpo do artigo
Em todas as ruas da cidade cabe o som de um piano. Catorze concertos e um sem fim de master classes celebram as bodas de prata da Semana Internacional do Piano (SIPO), em Óbidos, que volta a reunir jovens e mestres
Um piano aqui, outro acolá, 12 ao todo, para que os jovens artistas possam aperfeiçoar a técnica nas aulas com os mestres, ou tocar, simplesmente tocar.
Por estes dias, "a música está por todo o lado", e é com palavras assim que Manuela Gouveia, diretora artística do festival, convida o público a juntar-se à festa na cidade de Óbidos, no ano em que o festival celebra as bodas de prata .
TSF\audio\2021\07\noticias\23\teresa_dias_mendes_doze_pianos_v2
A Semana Internacional do Piano leva até Óbidos 40 jovens e seis professores: o espanhol Josep Colom, o russo Boris Berman, o franco-americano Eugen Indjic e o norte-americano James Jiles, além ainda dos portugueses Artur Pizarro e Manuela Gouveia.
A programação conta com 14 concertos, num ano em que o jazz se mistura, pela primeira vez, com a música de câmara.
Até 10 de agosto, os pianos são reis e senhores, por entre as muralhas de Óbidos. À janela da rádio também se ouve Bach.