A localização é soberba, tal como a panorâmica da Lagoa de Óbidos e do Atlântico que se desfruta de um espaço onde o peixe fresco e os produtos da região são maioritários na ementa.
Corpo do artigo
A Lagoa de Óbidos, com uma área aproximada de 7 km2, é o mais extenso sistema lagunar costeiro de Portugal. Com águas pouco profundas que cobrem um extenso vale e uma ligação ao mar através do canal que, às vezes, é necessário desassorear, a lagoa é um santuário de biodiversidade.
A pesca, utilizando as típicas bateiras, e a apanha de moluscos, são fonte de rendimento para uma comunidade que já foi mais numerosa, mas que se mantém no ativo, garantindo o fornecimento e bons produtos à restauração local.
No largo do Bom Sucesso, sobranceiro à lagoa, frente à Foz do Arelho, o restaurante Rio Cortiço-Lagoa é local fantástico para saborear peixe grelhado e os bons produtos da região.
TSF\audio\2018\11\noticias\15\tsfmesa15
Aberto desde 2010, é a continuidade de uma história iniciada anos antes, na praia do Rio Cortiço. A exiguidade do espaço ditou mudança para um conjunto harmonioso e de linhas modernas, construído em madeira e com outras valências: apoio de praia e aluguer de bicicletas.
A panorâmica é fantástica em qualquer época do ano, uma vez que o espaço é, praticamente, todo envidraçado, sendo prolongado com uma esplanada.
Mobiliário e decoração com um toque de modernidade e bom gosto, com algum requinte.
A aposta no peixe grelhado e nos mariscos, em particular nos moluscos bivalves, as famosas amêijoas da lagoa, são a base da lista, em que as opções de carne são muito reduzidas, limitadas, praticamente, a lombo com molho pimenta.
A origem do peixe - de aquacultura ou de mar - mencionada na ementa, o que é de sublinhar.
A sopa de peixe é introito prometedor, mas há alternativas fritas - enguias ou camarões - para começo de uma refeição com sabor marinho.
Sargo, dourada, robalo, goraz, besugo são escolhas ideais para a grelha, Para fritar, carapauzinhos ou linguados, tendo o arroz de tomate no papel de inevitável acompanhante.
A comidinha de tacho, caso dos arrozes de peixe, de polvo ou de tamboril e da feijoada de choco, assume papel destacado no rol das preferências.
Especialidade da casa é a massa preta de peixe com salmão e camarão, um prato para saborear enquanto o olhar se perde na contemplação do oceano e da lagoa.
Sobremesas de fabrico caseiro, destacando-se serradura e mousse de limão.
Carta de vinhos muito razoável. Serviço diligente neste restaurante às portas do mar e de Óbidos. Rio Cortiço-Lagoa no Bom Sucesso.
Onde fica:
Localização: Bom Sucesso (Óbidos)
Telef.: 91 201 95 25
GPS:
Latitude: 39.4232 N
Longitude: -9.2311 W