Na Páscoa todos os caminhos vão dar a Braga. Hotéis podem chegar aos 95% de ocupação
Semana Santa de Braga deverá ser visitada por mais de 150 mil pessoas. A Associação Empresarial de Braga (AEB) estima um retorno económico na ordem dos 14 milhões de euros.
Corpo do artigo
Na Páscoa, todos os caminhos vão dar a Braga. São esperados entre 150 a 200 mil visitantes de mais de 70 nacionalidades, sendo que 80% deverão ser portugueses e espanhóis.
A entrar na última semana antes do domingo de Páscoa, as unidades hoteleiras da apelidada “Roma Portuguesa” apresentam já uma taxa de ocupação a cima dos 75%, porém a expetativa da Associação Empresarial de Braga (AEB) é de alcançar os 95% até quarta-feira, 27 de março, data da saída às ruas do Cortejo bíblico “Vós sereis o meu povo”, mais conhecida como a Procissão de Nossa Senhora da “burrinha”.
Rui Marques, diretor-geral da AEB, assegura que a procura "está a correr num ritmo normal".
De quarta a sexta-feira, dias em que são esperadas multidões na cidade bimilenar, o Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Braga irá contar com a colaboração da polícia espanhola, não apenas no sentido de reforço de policiamento, mas também de modo a garantir mais proximidade.
A Semana Santa de Braga que integra desde 2022 o inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal, tem captado a atenção de mercados mais longínquos, nomeadamente, Estados Unidos da América, Brasil e Reino Unido.
No que toca ao comércio, a AEB desafia os seus associados a preparar propostas personalizadas a esta altura do ano para cativar a atenção dos turistas. A preparação das montras alusiva à Semana Santa é um dos passos. A organização espera atingir um volume de negócio de 14 milhões de euros. Uma expetativa “realista”, para o diretor-geral da AEB.
Recorde-se que em 2023, o retorno financeiro foi de 13,2 milhões de euros, o maior de sempre.
Quanto à programação, na quinta-feira pelas 16h00 está prevista a tradicional cerimónia do Lava Pés, em que o Arcebispos de Braga, D. José Cordeiro, irá lavar os pés a doze pessoas que representam os doze apóstolos, na Sé de Braga.
No mesmo dia, pelas 21h30, irá sair da Igreja da Misericórdia a Procissão do Senhor “Ecce Homo”, em que as ruidosas matracas dos farricocos irão anunciar os suplícios de Cristo. Durante a tarde, estas figuras irão percorrer as ruas do centro histórico para ´anunciar a passagem dos condenados`.
Já na sexta-feira, à mesma hora mas com partida da Sé Catedral, a cidade de Braga mergulha no silêncio com a mais imponente e solene manifestação pública da Semana Santa, a Procissão do Enterro do Senhor.
