Os emails partilham "a falsa informação da existência de um agendamento marcado nas Lojas AIMA"
Corpo do artigo
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) alerta esta quinta-feira para a circulação de emails fraudulentos que utilizam "indevidamente" o nome da agência.
"Estes emails fraudulentos, enviados pelo remetente noreplyportalsef@saf-aima.pt, partilham a falsa informação da existência de um agendamento marcado nas Lojas AIMA, instruindo os destinatários a comparecerem em datas e horários especificados", descreve a AIMA em comunicado.
A agência garante que "estes emails não são enviados pela agência, nem por qualquer serviço oficial prestado pela mesma".
"Recomendamos a todos os utentes que, na receção destes emails, não cliquem em quaisquer ligações vertidas na mensagem. Sugerimos ainda que bloqueiem o remetente, marquem o email como SPAM e eliminem a mensagem imediatamente", sugere.
A AIMA explica ainda como se processam os agendamentos legítimos: "Os agendamentos enviados pelos sistemas da AIMA têm sempre origem no domínio 'aima.gov.pt', salvo no caso de sistemas de informação que ainda estão em reestruturação, em que são enviados do domínio 'sef.pt'."
"Caso suspeite que foi alvo de fraude, recomendamos a denúncia imediata às autoridades competentes, nomeadamente através dos formulários online para a denúncia de cibercrimes disponibilizados pela Polícia Judiciária e pelo Ministério Público. Em alternativa, é possível a realização a denúncia presencialmente numa esquadra da PSP ou num posto da GNR", conclui a agência.