Quando o contribuinte acedia à plataforma e introduzia as credenciais, era impedido de fazer qualquer operação.
Corpo do artigo
Vários utilizadores reportaram uma falha no acesso às funções do portal da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). A falha foi detetada pela TSF às 13h30 e manteve-se pelo menos até às 16h30, hora a que a AT reagiu ao que estava a acontecer.
Quando o contribuinte acedia à plataforma e introduzia as credenciais, era impedido de fazer qualquer operação. "Por motivos de ordem técnica não nos é possível responder ao seu pedido", lia-se na página.
AT a tentar "regularização" do serviço
O portal das Finanças pedia ainda que os utilizadores tentassem "mais tarde". Numa resposta enviada à TSF, a AT assinalou que "em face do significativo número de acessos, verificaram-se alguns constrangimentos de acesso ao Portal das Finanças".
"A AT está em articulação com o suporte do parceiro tecnológico para serem aplicadas as correções necessárias à sua regularização", garantia a meio da tarde.
Os montantes das deduções à coleta proporcionados pelas despesas comprovadas por fatura e outros documentos serão disponibilizados até 15 de março, numa nova página pessoal do Portal das Finanças. Nessa página é possível consultar gastos sem fatura dedutíveis no IRS, como juros do crédito à habitação, rendas de casa, taxas moderadoras e propinas, bem como mensalidades do ensino privado.
A campanha de entrega do IRS relativa a 2020 inicia-se no dia 1 de abril e termina em 30 de junho.
O alargamento do IRS automático e declaração pré-preenchida a alguns trabalhadores com recibos verdes foi esta terça-feira formalizado por decreto regulamentar publicado em Diário da República.
*Notícia atualizada às 19h25