"Não Deixes cair a Máscara": uma campanha para evitar que a proteção se transforme em lixo
Secretária de Estado do Ambiente lamenta ver tantas máscaras descartáveis no chão das grandes cidades.
Corpo do artigo
O Governo lança a partir desta terça-feira uma campanha para travar o uso de máscaras descartáveis e evitar que estas acabem no chão ou no contentor do lixo errado.
A secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, diz que tem andado por Lisboa e não gosta do que vê.
"Em alguns locais em particular, como parques de estacionamento de supermercados, perto de centros de saúde e hospitais, perto de centros de concentração de transportes, é visível a acumulação de máscaras descartáveis no chão, às vezes até existindo caixotes do lixo disponíveis", lamenta.
O ideal, defende a Secretária de Estado do Ambiente, é optar por máscaras sociais de tecido em vez das descartáveis, evitando assim a produção de resíduos.
"Está mais do que estudado que as máscaras reutilizáveis protegem tanto como as descartáveis, é uma opção mais amiga da carteira, mais amiga do ambiente e um ato de cidadania ambiental que também deve ser exercido por todos."
E quando chega a altura de deitar as máscaras descartáveis fora, muitos ainda não sabem que as devem pôr no lixo comum e não no contentor do plástico.
https://d2al3n45gr0h51.cloudfront.net/2020/11/adgt_mascaras_master_16_9_web_20201124093455/mp4/adgt_mascaras_master_16_9_web_20201124093455.mp4
O principal público-alvo da campanha "Não Deixes cair a Máscara" é a população jovem em idade escolar, apelando à sua forte consciência ambiental, e esperando alcançar um universo mais alargado (pais e respetivas famílias, professores e outros elementos da comunidade escolar).
13067828