Cantar em grupo diminui a inflamação do corpo, estimula a memória e o bem-estar, estes são os princípios na base do projeto "Cante pela sua Saúde". Um programa que quer promover o bem estar e saúde da população sénior.
Corpo do artigo
A terceira edição do projeto "Cante pela sua saúde" reúne cerca de 200 idosos de diferentes instituições sociais de Vila Nova de Gaia.
Durante seis meses, duas vezes por semana, afinam a voz e ensaiam as músicas que no dia 4 de fevereiro vão apresentar ao público.
TSF\audio\2023\11\noticias\13\rute_fonseca_cante_pela_sua_saude_janela_
"Cante pela sua saúde" é nome do projeto, pensado e concebido pela cantora Anabela Pires. A ideia nasceu durante a investigação que realizou para a tese de mestrado no âmbito do curso de psicologia e que teve como tema os efeitos de cantar em grupo no bem-estar subjetivo dos seniores. "Pude verificar que em pouco tempo havia benefícios ao nível da saúde, cantar em grupo faz com que a inflamação do corpo diminua; tem benefícios ao nível da respiração, a nível da perceção de saúde também melhora, sentem-se melhores durante e depois do programa de canto; na memória, a nível cognitivo houve melhorias, o ter que aprender letras novas tem um impacto positivo no funcionamento cognitivo. A nível social, as pessoas melhoram a postura, o estado de humor, etc".
A partir da tese de mestrado que teve como tema a psicologia da linguagem, Anabela Pires decidiu apresentar a proposta ao Orçamento Participativo de Portugal 2017 e foi uma das ideias vencedoras. Mais tarde juntou-se à Universidade Autónoma de Lisboa e ao ISCTE e juntos criaram o "Cante pela sua saúde". "São 48 sessões de canto, ao longo de seis meses, as aulas de canto realizam-se duas vezes por semana e têm a duração de duas horas cada sessão".
No total são 200 participantes, divididos em cinco grupos. Maria Pires tem 77 anos e conta que decidiu juntar-se a este projeto porque "é um cantar diferente, põe o corpo todo em movimento, é muito bom. Exercito a mente, o corpo, a alma o coração, tudo".
António Teixeira, tem 77 anos e diz que "é muito bom, cria hábitos, faz lembrar músicas dos nossos tempos e exercitamos o corpo e a mente, não ficamos agarrados ao sofá".
A Maria Leonor Miranda tem 76 anos, a Maria Teixeira 68 e a Teresa Madureira 72 anos também confessam que "sem estas aulas aulas, a esta hora, ainda estaria na cama".
Esta é a terceira edição do Cante pela Sua Saúde e os cerca de 200 seniores que participam são de diferentes instituições sociais de Vila Nova de Gaia. O espetáculo final está marcado para o dia 4 de fevereiro.