"Não há condições." Carnaval de Loulé cancelado por aumento de infeções associadas à Ómicron
Loulé junta-se a outras cidades e não vai fazer o habitual corso na Avenida José da Costa Mealha.
Corpo do artigo
"Considerando o surgimento da variante Ómicron que despoletou um aumento do número de infeções à escala global, e dada a proximidade do evento que não permite o planeamento atempado da sua programação, a Câmara Municipal de Loulé irá cancelar a edição de 2022 do desfile do Carnaval de Loulé", afirma a autarquia em comunicado. Uma decisão que o autarca de Loulé considera ser "difícil".
Em declarações à TSF, o presidente da câmara explicou que "o Carnaval precisa de trabalho e de muita gente que trabalha intensamente". Nas atuais circunstâncias, considera o autarca, "não existem condições" para se poder fazer esse trabalho até à data do Carnaval. Além disso, Vítor Aleixo afirma que, nessa altura, as festividades "atraem pessoas que se movimentam em grande número no recinto, numa aglomeração de muitos milhares de pessoas e consideramos isso um fator de risco". Em Loulé, o Carnaval chega a atrair 70 mil pessoas.
TSF\audio\2022\01\noticias\12\04_vitor_aleixo
É o segundo ano consecutivo que a autarquia algarvia cancela os desfiles alegóricos de Carnaval. No ano passado, Loulé optou por fazer alguns apontamentos de rua para lembrar a data e este ano "está a ponderar a realização de iniciativas que reforcem a importância deste evento, mas não coloquem em causa a segurança sanitária".
Além de Loulé, o Funchal e a Nazaré já cancelaram os seus desfiles carnavalescos e os municípios da região centro adiaram a decisão para o próximo dia 21 de janeiro.
14376320
14459864
14483114