O presidente do Governo Regional dos Açores diz que está a trabalhar esta questão em estreita coloração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Corpo do artigo
O presidente do Governo Regional dos Açores garantiu que «não há nenhuma decisão» sobre se o transbordo de armas químicas sírias de um barco dinamarquês para um navio norte-americano será feito no porto da Praia da Vítória, na ilha Terceira.
«O governo dos Açores tem acompanhado em estreita articulação desde logo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros um conjunto de questões que interessa clarificar, esclarecer e detalhar nomeadamente as que dizem respeito a questões de segurança e operacionalidade de instalações portuárias», acrescentou Vasco Cordeiro.
Entretanto, a Quercus alertou para o facto de esta operação ser delicada e envolver riscos de contaminação dos recursos, daí esta organização ambientalista pedir o máximo de atenção para esta questão.
Por seu lado, o Bloco de Esquerda pediu ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, vá ao Parlamento dar mais esclarecimentos sobre o assunto.