
Rui Manuel Fonseca (arquivo)
A embarcação transportava sete tripulantes
Uma embarcação de pesca naufragou na manhã desta terça-feira a mais de 200 milhas náuticas (aproximadamente 370 quilómetros) de Aveiro. Cinco dos sete tripulantes que seguiam a bordo, de nacionalidade indonésia, estão desaparecidos, anunciou esta tarde a Marinha Portuguesa.
Em comunicado, a Marinha referiu que o alerta foi recebido às 07h50 através da Emergency Position Indicator Radio Beacon.
Terá entrado água no barco enquanto navegava a mais de 200 milhas náuticas da costa de Aveiro.
A Marinha acrescentou que "uma embarcação de pesca que se encontrava nas imediações [deslocou-se] para o local, tendo resgatado três dos sete tripulantes, um deles em paragem cardiorrespiratória, que se encontravam a bordo de uma balsa salva-vidas".
"Neste momento estão a decorrer buscas pelas restantes vítimas no local, através de uma embarcação de pesca e de um navio mercante, tendo também sido ativados o NRP Figueira da Foz e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa", indicou.
Os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja e Coimbra estão esta terça a quarta-feira sob aviso laranja (o segundo mais grave de uma escala de três) devido à agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Estes seis distritos estão sob aviso laranja até às 03h00 de quarta-feira, passando depois a amarelo (o menos grave), por causa da ondulação com ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir dez metros de altura máxima.
Também por causa do estado do mar, o IPMA colocou os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga sob aviso amarelo até às 03h00 de quarta-feira.
De acordo com informação disponível na página da Autoridade Marítima Nacional, as barras marítimas de Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz, Nazaré e Cascais estão fechadas a toda a navegação.
A barra marítima de Aveiro está condicionada a embarcações de comprimento inferior a 35 metros.
Notícia atualizada às 15h00
