Um presépio de areia foi construído em pleno areal da praia da Nazaré. A iniciativa da associação de comerciantes permitiu atrair visitantes, que também vão à procura de aulas de escultura.
Corpo do artigo
A Associação de Comerciantes da Nazaré quis assinalar o nascimento do Menino Jesus de uma forma diferente. Em terra de mar e praia, foi erguido um presépio de areia.
O resultado final surpreendeu a própria associação, que vai registar "a patente da iniciativa", garante Graciano Dias, presidente da associação.
O objetivo de atrair mais visitantes está a ser conseguido, adianta o responsável.
Na Tenda do Natal, onde está o presépio, também funcionam ateliês de escultura na areia que têm atraído miúdos e graúdos.
Duarte Ferreira, de 10 anos já sabe que o segredo passa pela forma como se vai prensando "a areia no fundo do balde". O ensinamento foi transmitido pelo escultor Jorge Azenha. Depois é só dar asas à imaginação.
O presépio, da autoria de Pedro Mira, demorou uma semana a ser construído. Foram utilizadas "muitas toneladas" de areia.
O Menino Jesus é representado nos braços da mãe, ao lado o pai, junto a um estábulo de pedra, onde não falta o burro, uma vaca, entre muitos outros pormenores. Um deles, um rato por debaixo de uma porta de madeira já roída.