
PS
Global Imagens
«...muito menos o nosso Secretário-geral». E-mail da direção socialista tenta tranquilizar estruturas do partido e reforçar confiança rumo às eleições europeias.
A mensagem de correio eletrónico vem assinada pelo secretário nacional para a organização, Miguel Laranjeiro, e foi enviada para todas as estruturas distritais e concelhias do PS.
Trata-se de uma resposta, divulgada em circuito interno, a uma notícia do semanário Sol, que mereceu chamada de primeira página na sexta-feira passada: «PS e Seguro assustados com sondagem».
Oficialmente, o PS não veio a terreiro reagir a esta notícia, tal como não comentou a sondagem da Aximage, que está na origem da notícia do Sol, e que coloca o PS atrás da coligação PSD/CDS nas intenções de voto para as Europeias. Mas, entre portas e para a família socialista, a reação foi rápida.
À hora de almoço de sexta-feira, todos os dirigentes das federações distritais e das concelhias do PS receberam um e-mail de Miguel Laranjeiro, garantindo que o partido segue confiante e sem medos rumo às eleições de Maio.
Miguel Laranjeiro, a quem António José Seguro entregou a função de olear o aparelho socialista, afirma que «a previsível vitória do PS nas próximas eleições incomoda muitos interesses instalados. Esses interesses vão recorrer a tudo para impedir a vitória do PS. Hoje, foi o dia do "Sol" entrar em cena ao colocar um título completamente falso na primeira página». E acrescenta, logo no segundo parágrafo, «Ninguém no PS está assustado com nada, muito menos o nosso Secretário-geral».
Mais à frente, reforça-se a ideia, «os interesses é que estão assustados com a previsível vitória do PS e vamos fazer tudo para a continuar a merecer».
Nas últimas semanas, a escolha do cabeça de lista às Europeias tem alimentado alguma especulação e ansiedade, entre as hostes socialistas. Nos corredores, à boca pequena, há quem comece a estranhar a demora de Seguro. Ferro Rodrigues e António Costa, por exemplo, aumentaram a pressão ao afirmarem, em público, que esperam uma grande vitória socialista nas eleições de Maio.
Com este clima, na mensagem a que a TSF teve acesso, Miguel Laranjeiro atira-se ao que classifica como uma estratégia dos interesses instalados, «uma estratégia que pretende contrariar o crescimento constante nas sondagens que nos colocam neste momento em patamares de 37 e 38%, e ao Secretário-geral com índices de notoriedade incomparáveis com as restantes figuras do panorama político.»
A mensagem termina com palavras de encorajamento, dirigidas às estruturas do PS, «Não nos deixemos enganar, nem desconcentrar. Estamos todos mobilizados para dar um Novo Rumo a Portugal e para construir uma vitória nas Eleições Europeias! Partimos cientes dos desafios e confiantes num bom resultado no próximo dia 25 de Maio!»