"Ninguém tem um jardim assim em casa." Bioblitz aberto com programação para os mais novos
Um fim de semana dedicado à natureza, com iniciativas como um mercado sustentável, visitas de campo e jogos. Uma iniciativa da Fundação Serralves com entrada livre
Corpo do artigo
A tarde de sábado já ia a meio, e Laura, de seis anos, não queria ir embora. "Eu queria ficar cá muito tempo." O pai, Gonçalo Fonseca, está contente por ter vindo com a filha e a mulher até ao Parque de Serralves. "Cinema há sempre, trampolins há sempre, mas poder usufruir da experiência da Bioblitz é diferente, e por ser diferente, deve ser aproveitado. A Bioblitz tem um lado de consciência ambiental que considera importante. Para uma criança, começar a ter esta consciência desde cedo é importante", considera.
Além da biodiversidade de Serralves, há um mercado sustentável na Alameda dos Castanheiros-da-Índia, ao lado da Casa de Serralves. Há ainda visitas guiadas, saídas de campo e atividades que onde se aprende mais sobre a natureza e locais de alguns pontos do país. É o caso do jogo de perguntas e respostas sobre o Parque Urbano do Rio Ul, em São João da Madeira. A atividade está a ser dinamizada por José Silva, que faz as perguntas a Inês, de 6 anos.
"Qual o pão que mais fazemos no parque? Pão d'Avó, Pão de Ló ou Broa de Milho?". A menina dá a resposta certa com a ajuda da mãe, que a acompanha: Broa de Milho. Depois de terminar o jogo, Inês recebe um prémio: uma bomba de sementes, com sementes de cosmos, calendula, dente de leão e funcho. "Ai, que giro, vamos plantar!", promete a mãe, Clara Araújo, que adianta porque trouxe a filha. "É importante eles saírem de casa. Em casa estão muito focados numa coisa, aqui veem mais". Clara Araújo diz que veio à Bioblitz por recomendação de outra mãe, cuja filha é colega de escola da Inês.
Perto da estufa e da horta pedagógica de Serralves, há animais. Rodrigo, de seis anos, come um gelado enquanto está de olhos postos no burro, mas há também ovelhas, porcos e galinhas. O pai diz que trouxe o menino para aproveitar o espaço num dia de sol, "um dia bonito".
Os irmãos Pedro e João Tomás também passeiam por esta zona. Têm tinta nas mãos e nas mangas da camisola porque estiveram a pintar um jogo do galo, numa atividade sobre reutilizar materiais. A mãe, Catarina Braga, diz que estas machas valem a pena. "Está ótimo tempo, dá para correrem à vontade, verem estes animais que não veem todos os dias", afirma.
João Tomás, de 11 anos, mostra-se feliz por aqui estar. "Aqui é muito giro, há muito ar livre, ninguém tem um jardim assim em casa."
E como Serralves é um pilar de cultura na cidade do Porto, haverá também espetáculos marcados durante o fim de semana. Este domingo, às 17h, vai atuar o Quinteto de Metais da Banda Sinfónica Portuguesa, com uma viagem musical inspirada na natureza, aludindo às diversas paisagens do Parque e Jardins de Serralves.
A Bioblitz continua até este domingo, dia 6 de abril. As portas estão abertas das 10h00 às 19h00 e a entrada é livre. Toda a programação pode ser consultada em bioblitz.serralves.pt.
Uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, a Lipor, e municípios associados da Área Metropolitana do Porto.
