
Restaurante Puro 4050
© Direitos Reservados
Na fervilhante zona histórica do Porto, destaca-se um largo onde são vários os espaços de referência no domínio da restauração. Entre eles, destaca-se o PURO 4050: pelo ambiente, cozinha com imaginação e bons sabores.
Corpo do artigo
Na zona histórica do Porto há um largo que passou por várias fases ao longo dos séculos. Foi praça ou terreiro de St.ª Catarina; teve S. Crispim na toponímia, um chafariz e duas capelas, entretanto demolidas.
No lado sul, o convento erigido na 1.ª metade do século XIII, sofreu quatro incêndios ao longo dos tempos. Reconstruído, é hoje o Palácio das Artes, um dos edifícios nobres do largo de S. Domingos, um dos centros da movida turística que percorre a turística rua das Flores e encontra vários espaços de restauração na histórica praça.
O Puro 4050 é um deles. Quase em frente à igreja da Misericórdia, no prédio onde funcionou uma drogaria, o restaurante impressiona de modo muito favorável pela decoração, muito bem conseguida, e ambiente.
TSF\audio\2018\03\noticias\09\tsfmesa9
Uma sala no piso inferior, particularmente agradável para reuniões mais conviviais, parece ganhar a forma de um segredo bem guardado.
O código postal associado ao nome é uma nota de identificação do restaurante para o qual o criativo e dinâmico chef Luís Américo elaborou uma carta baseada em conceitos mais saudáveis, sem recurso a fritos, apostando em vegetais orgânicos fortes e nos bons produtos locais.
O toque mediterrânico da lista é reforçado pelas mozarelas de búfala de Caserta, na Campânia, focaccias e produtos da charcutaria italiana, em particular dois produtos DOP: presunto de Parma e mortadela de Bolonha.
Na lista destacam-se 10 saladas e várias sugestões ideais para partilhar, desde massas, risotos, polvo e focaccias, capítulo em que se destaca a opção especial, com flor de sal, tostas de focaccia, tapenade de azeitonas e lascas de parmegiano Reggiano.
Há carnes na brasa - secretos de porco preto e tornedó de lombo de boi - e ainda carpaccio tradicional com parmesão e rúcula; tataki de novilho com flor de sal: com cogumelos e trufa ou com maionese de alho negro.
Para começar, a escolha recaiu na combinação de curgete laminada, mozarela fumada, compota de pimentos, pera cozida e focaccia, ideal, pela textura de sabores, para ser acompanhada com espumantes baga bairrada Casa do Canto Bruto branco 2015 e Ortigão Blanc de Noirs branco 2015.
Outra entrada bem saborosa -- burrata, uma mozarela mais cremosa, presunto de Parma e molho pesto - foi harmonizada com um Bairrada Clássico: Messias branco 2015.
O risoto de polvo, pleno de sabor, acompanhado com Kompassus 2016, Reserva branco, mereceu boa nota.
O ossobuco de wagyu com puré de batata, elaborado com trufa e aipo foi o 2.º prato de resistência. Esplendoroso, teve harmonia à altura com o Aliança Baga Quinta da Dôna, um Bairrada Clássico tinto 2011, e Marquês de Marialva Grande Reserva 2011.
Para concluir em perfeita doçura, salame de chocolate com amaretti; tarte de requeijão de Seia com doce de abóbora e tiramisu com vinho do Porto.
Um final apoteótico para um repasto PURO: excelentes produtos, cozinha emotiva, bons sabores e a marca da Bairrada nas harmonizações vínicas perfeitas.
Serviço muito simpático.
Onde fica:
Localização: Largo São Domingos 84, 4050-050 Porto
Telef.: 22 201 18 52