A Quercus foi até à praia de S. Rafael atribuir o símbolo de qualidade ambiental. Em todo o país, 441 praias ganharam este ano o galardão.
Corpo do artigo
Na praia de S. Rafael, o difícil foi colocar no mastro a bandeira de ouro. "Tem de ficar na posição certa", dizia o dirigente da Quercus. Foi preciso chamar o banheiro, que já tem prática em içar as bandeiras na praia, para acudir à situação e tudo se resolveu.
Albufeira tem 25 praias com bandeira azul e o presidente da câmara municipal não esconde o contentamento por ser também o concelho do país com mais bandeiras douradas.
"São 19 em 25, o que é uma percentagem importante", salienta José Carlos Rolo. "Significa que existe muito trabalho na limpeza das praias e na qualidade das águas", adianta, admitindo que este galardão é também "uma promoção turística para o concelho".
TSF\audio\2022\06\noticias\21\bandeira_dourada_albufeira
No total, em todo o país, a Quercus atribuiu a bandeira de ouro a 441 praias e Rui Cunha, dirigente desta associação ambientalista, lembra que este ano atingiram um recorde. "A qualidade das águas tem vindo a melhorar graças também aos esforços que têm sido feitos pelas autarquias no tratamento das suas águas residuais", salienta.
O ambientalista afirma, no entanto, que esse trabalho deve ser mantido e as câmaras municipais não podem deixar deteriorar os equipamentos de saneamento básico, o que, nalguns casos, já está a acontecer.
No Algarve, a Quercus atribuiu a bandeira dourada a 86 praias e o presidente do conselho de administração das Águas do Algarve considera que, para isso acontecer, há por trás um trabalho minucioso.
"A bandeira de ouro é um galardão mais exigente ao nível da qualidade ambiental e isso resulta muito do trabalho que as águas do Algarve têm feito", afirma António Eusébio. Uma qualidade que se expressa "através de tecnologias que temos vindo a implementar e parâmetros mais apertados de controlo de qualidade".
No primeiro dia de verão, o areal da praia de S. Rafael já tinha muita gente a apanhar o sol e a tomar banhos no mar, alheios à cerimónia que se desenrolava no cimo da falésia.