"No Summer CEmp não há nós e eles." Quarenta jovens cara a cara com quem decide
Este ano, a escola de verão da Representação da Comissão Europeia em Portugal vai receber, entre outros, Augusto Santos Silva, Mariana Vieira da Silva e Elisa Ferreira.
Corpo do artigo
O Summer CEmp, a escola de verão da Representação da Comissão Europeia em Portugal, avança para a sexta edição. De 30 de agosto a 2 setembro, em Ponte da Barca, 40 jovens universitários vão debater o futuro da Europa com "quem decide".
Durante quatro dias, os participantes vão ter oportunidade de pensar o futuro do projeto europeu com políticos, académicos, investigadores, jornalistas, artistas e empreendedores da região, através de conversas informais e sessões práticas, com os protagonistas da atualidade portuguesa e europeia.
Sofia Moreira de Sousa, representante da Comissão Europeia em Portugal, explica à TSF que a iniciativa nasceu da perceção de que "muito se fala da Europa", mas que aos olhos dos jovens "parece uma realidade distante, longínqua e que não os afeta diariamente."
TSF\audio\2023\08\noticias\30\sofia_moreira_de_sousa_1_nascer
"Pensámos como é que podíamos colocar os jovens a debater a Europa, mas de uma forma que não fosse a típica sala de aula, de conferência, daquela distância do nós e eles", explica à TSF Sofia Moreira de Sousa.
No Summer CEmp debate-se de igual para igual
No Summer CEmp, as conversas e os debates são "práticos", "informais" e "ao ar livre". A representante da Comissão Europeia em Portugal recorda a edição passada, nos Açores e o momento em que o secretário de estado dos Assuntos Europeus se "juntou aos participantes e foi pescar às seis da manhã, em Rabo de Peixe" ou quando "retirou o leite às vacas no mercado agrícola".
"É muito mais interessante falar sobre as quotas na pesca com quem participa no processo de decisão nesta matéria, mas fazê-lo na associação dos pescadores, com os pescadores e numa linguagem acessível a todos", realça a representante da Comissão Europeia em Portugal.
Estar próximo de quem decide é muito mais aliciante
Este ano, a iniciativa decorre em Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo e vai receber Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, e os secretários de Estado Tiago Antunes e Bernardo Ivo Cruz, responsáveis pelos Assuntos Europeus e pela Internacionalização.
O programa inclui ainda um conjunto de conversas em formato debate rápido com os eurodeputados Isabel Carvalhais, João Albuquerque, Margarida Marques, Maria Manuel Leitão Marques, José Manuel Fernandes e Nuno Melo. Vão também marcar presença a Ministra para a Europa e Clima da Alemanha, Anna Lührmann, e a Secretária de Estado francesa dos Assuntos Europeus, Laurence Boone.
À mesa com o ministro
No Summer CEmp, o lugar onde os participantes se sentam às refeições é sorteado. É retirado um papel com um número que corresponde ao seu lugar. Na mesma mesa vão estar jovens participantes, decisores políticos e a comunidade local.
Café com os mentores
No Summer CEmp há mentores a acompanhar os participantes. Os jovens escolhem antecipadamente com que mentor querem conversar em cada dia. Durante uma hora, cada mentor orienta uma conversa informal com cinco jovens participantes.
Este ano os oito mentores são: Ana Isabel Xavier, professora universitária no ISCTE e na UAL; Ana Santos Pinto, professora e investigadora na Universidade NOVA de Lisboa; Bárbara Reis, jornalista no Público; José Reis, vogal do conselho diretivo, do Alto Comissariado para as Migrações; Miguel Monjardino, professor de geopolítica e geoestratégia na Universidade Católica; Pedro Calado, diretor-adjunto da Fundação Calouste Gulbenkian; Sofia Branco, jornalista na Agência Lusa e Sofia Santos, Sustainability Champion in Chief at Systemic.
A iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal conta com o apoio da Câmara Municipal de Ponte da Barca e com a colaboração do centro Europe Direct Minho.