O alerta vai durar até segunda-feira à noite.
Corpo do artigo
O norte do país vai ter risco elevado de incêndio, durante este fim de semana, sobretudo acima do rio Douro. Alexandre Penha, adjunto nacional de operações da Proteção Civil, adiantou que o alerta vai durar até segunda-feira à noite e que o nível de alerta foi elevado para vermelho.
TSF\audio\2018\08\noticias\17\alexandre_penha_2
Em declarações aos jornalistas, o adjunto nacional de operações da Proteção Civil sublinha que há vários fatores a justificar o aumento do nível de alerta para vermelho, nomeadamente, "o vento", "o aumento da temperatura e a baixa humidade relativa que se vai sentir."
Para além disso, sublinha Alexandre Penha, tendo em conta "a pouca recuperação noturna vamos ter noites tropicais."
O adjunto nacional de operações da Proteção Civil lembra que um dos motivos para elevar o alerta são as romarias que acontecem um pouco por todo o país: "Não estamos a dizer que essas festas e romarias tragam comportamentos inadequados, mas o aumento da população é superior e isso também tem que ser tido em consideração. Isto é o que está a fazer com que haja um aumento e um incremento do nível de alerta, especialmente a norte do Douro que nesta altura do ano é conhecido como tendo muito maior atividade, isto de acordo com o histórico dos últimos anos."