Atualmente, há seis notas de escudos que ainda podem ser trocadas por euros.
Corpo do artigo
A nota de 500 escudos chapa 12, com efígie de Mouzinho da Silveira, prescreve no dia 1 de maio, podendo ser trocada por euros nas tesourarias do Banco de Portugal até 30 de abril, anunciou esta sexta-feira o Banco de Portugal.
De acordo com um comunicado do banco central, a nota pode ser "trocada nas tesourarias do Banco de Portugal em Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Lisboa, Ponta Delgada, Porto e Viseu, até ao próximo dia 30 de abril (o dia útil anterior à data de prescrição)".
Caso não seja possível fazer a troca presencialmente, "o numerário pode ser enviado ao Banco de Portugal por correio registado, com valor declarado", segundo a mesma fonte.
Atualmente, há seis notas de escudos que ainda podem ser trocadas por euros: 500 escudos - efígie Mouzinho da Silveira (chapa 12); 500 escudos -- efígie João de Barros (chapa 13); 1.000 escudos -- efígie Pedro Alvares Cabral (chapa 13); 2.000 escudos - efígie Bartolomeu Dias (chapa 2); 5.000 escudos - efígie Vasco da Gama (chapa 3); 10.000 escudos - efígie Infante D. Henrique (chapa 2).
À exceção da nota de 500 escudos chapa 12 com efígie de Mouzinho da Silveira, as restantes prescrevem em 01 de março de 2022.
O Banco de Portugal recorda que as notas de escudos podem ser trocadas por euros nas suas tesourarias durante o prazo de 20 anos após a retirada da circulação da chapa a que pertencem. As moedas metálicas de escudos já não podem ser trocadas por euros.