O Instituto Português do Sangue e da Transplantação lança hoje em todo o país mais uma campanha de apelo à dádiva de sangue para prevenir a habitual quebra de colheita nos meses de Verão.
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Durante os meses de junho e julho, a campanha vai contar com vários pontos de recolha de sangue fixos e sete unidades móveis do IPST, decoradas com uma imagem criada especialmente para a campanha, para fazer a recolha de norte a sul do país.
Tendo como lema "Ajuda-nos dando um pouco de ti", a iniciativa pretende consciencializar a população, especialmente os mais jovens, da importância de dar sangue e aumentar o número de dadores de sangue em Portugal.
«Estamos muito bem durante os meses de março, abril, maio e junho e depois entramos com algumas dificuldades em julho, agosto e parte de setembro para recuperarmos em outubro, novembro e dezembro. Em janeiro e fevereiro as colheitas voltam a descer», disse à agência Lusa Luís Negrão, responsável pelo setor de colheitas e promoção da dádiva de sangue do IPST.
Portugal tem necessidades diárias entre 1.200 a 1.300 unidades de sangue e, segundo Luís Negrão, há alturas em que as reservas estão em baixo.
O responsável do IPST explicou que atualmente Portugal «está bem» no que toca a reservas de sangue, embora os grupos «mais difíceis», os 0- e A-, sejam sempre motivo de preocupação para os responsáveis pelas colheitas.
Nesta campanha, os tradicionais pensos rápidos usados após a dádiva foram substituídos por autocolantes coloridos com a palavra "Give" (dar) para promover o orgulho de dar sangue.
A campanha, que resulta de uma parceria entre o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e a área farmacêutica da empresa 3M Portugal, inclui a colocação de cartazes, anúncios televisivos, distribuição de folhetos e presença nas redes sociais.
O IPST representa cerca de 60 por cento das colheitas de sangue a nível nacional. O centro de recolhas de Lisboa tem cerca de 5.000 dadores.