Primeiro projeto remonta a 2008
Corpo do artigo
É considerada pelo autarca de Faro como o empreendimento mais emblemático do seu mandato e muito provavelmente o último que irá inaugurar, já que brevemente terminará o mandato para ser nomeado presidente da empresa Águas do Algarve.
A construção desta ponte, com 180 metros de comprimento e um tabuleiro de 11 metros de largura, esteve envolvida numa série de contratempos. Começou por ser lançada pela Sociedade Polis Litoral da Ria Formosa, mas depois desta sociedade ter terminado o seu mandato e após três concursos que ficaram desertos, a obra passou para as mãos da Câmara Municipal de Faro.
Avançou finalmente em 2022 e, embora no lançamento do concurso estivesse previsto um custo de aproximadamente cinco milhões de euros, o seu preço disparou para oito milhões. Rogério Bacalhau lembra que durante a obra foi necessário alterar a tipologia das estacas que se fixam na água, o que encareceu o empreendimento. Além disso, foi necessário proceder a outras obras, como uma rotunda na entrada da praia para melhor fluir o trânsito.
A ponte tem um tabuleiro com duas vias e uma configuração que faz lembrar ondas do mar.
Por se situar num local sensível, a Ria Formosa, e em plena Península do Ancão, a sua construção foi acompanhada por especialistas da Universidade do Algarve e do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
A antiga ponte, que fica ao lado da nova, mas que será desativada e mais tarde demolida, tem quase 70 anos. Foi inaugurada em 1957 e são visíveis os sinais de degradação desta via estreita, em que a circulação se faz alternadamente em cada sentido. A partir do dia 12 deste mês, com a inauguração da obra pela ministra do Ambiente, a nova ponte ficará aberta ao tráfego. De qualquer modo, o autarca não coloca de parte a hipótese de no verão ser necessário colocar um semáforo para controlar as entradas naquela praia.
Até ao verão deverá também ser feita a requalificação da praia, com novos passeios e um novo piso, visto que o atual tem nesta altura mais buracos do que asfalto.
Rogério Bacalhau contesta que esteja a “abandonar o barco”
O presidente da câmara de Faro, que atingiu o limite de mandatos e já não pode recandidatar-se, está apenas à espera de uma Assembleia de Acionistas das Águas do Algarve para assumir o cargo de presidente desta empresa.
Apesar de sair nove meses antes do fim do mandato, Rogério Bacalhau afirma que “o que tinha programado fazer está em andamento” e que “não faz sentido nenhum lançar alguma coisa para o futuro”. “ Vou abraçar outro desafio e certamente poderei dar um contributo também importante”, salienta.