Nova temporada TSF: um grande jornal de manhã e outras novidades na programação
A Manhã TSF passa a ter um grande jornal às 08h00. As eleições na América, a vida dos portugueses no centro da União Europeia, e um novo modelo de jogo, no Visão de Jogo, são outras novidades.
Corpo do artigo
A TSF entra na temporada de outono/inverno, esta segunda-feira, com alguns acertos na programação habitual. A principal novidade é um grande jornal às 08h00.
De segunda a sexta-feira, a equipa da Manhã TSF, liderada por Leonor Ferreira, propõe uma volta ao mundo das notícias durante 30 minutos.
Da Política Nacional ao Desporto, passando pelas notícias da Economia e da Política Internacional, sem esquecer as histórias de todas as regiões, os temas sociais e os grandes acontecimentos culturais. Haverá entrevistas, comentários e reportagem, mas os temas que marcam o dia estarão sempre em destaque.
Também durante a Manhã TSF, às quintas-feiras, depois das 09h30, o correspondente da TSF em Bruxelas, João Francisco Guerreiro, entrevista eurodeputados e outros portugueses que se movimentam nos corredores da União Europeia, no programa Fontes Europeias.
A TSF orgulha-se de ter criado o mais influente e duradouro programa interativo da rádio em Portugal. O Fórum TSF está de regresso desde o início do mês e o jornalista Manuel Acácio espera pelas opiniões dos ouvintes sobre os grandes temas da atualidade. Entre as 1000 e as 12h00, de segunda a sexta-feira.
Nesta nova temporada, mantêm-se os principais espaços de Opinião. De manhã, depois das 08h30, o Café Duplo, com dois protagonistas diferentes em cada dia da semana.
Manuel Monteiro e Paula Marques, às segundas-feiras, José Manuel Pureza e Teresa Leal Coelho, às terças, Inês de Medeiros e Ribau Esteves, às quartas, Isabel Galriça Neto e André Silva, às quinta-feiras, e João Oliveira e Tiago Mayan, a fechar a semana.
À tarde, antes das notícias das 19h00, os Não Alinhados são, de segunda a sexta-feira, João Soares, Ana Drago, Mónica Quintela, José Ribeiro e Castro e Pedro Mota Soares.
Ainda na Opinião, aos domingos, depois das 23h, e às segundas-feiras, depois das 13h00, discutem O Princípio da Incerteza, José Pacheco Pereira, Alexandra Leitão e Miguel Macedo, com a moderação de Carlos Andrade. Uma produção da TSF e da CNN Portugal, que é o mais antigo programa de comentário político da rádio portuguesa, em atividade quase ininterrupta desde 1990, na altura com o nome “Flashback”.
Outra grande novidade é o alargamento dos relatos de futebol à vertente feminina. Na nova temporada, a TSF vai transmitir os jogos entre Benfica, Sporting e Sporting Clube de Braga, na Liga BPI, além dos jogos de apuramento da seleção portuguesa para o europeu feminino de 2025. Há ainda o compromisso de estar em direto, com relato, nos jogos de Benfica e Sporting, na Liga dos Campeões feminina, caso as duas equipas portuguesas (ou uma delas) cheguem à fase de grupos.
Ainda no Desporto, uma das novidades é o novo formato do programa de análise de futebol Visão de Jogo, agora com os comentadores especialistas Sofia Oliveira e Luís Freitas Lobo e com o diretor do jornal O Jogo, Jorge Maia. Sempre às segundas-feiras, depois das 19h00, e em versão alargada em podcast.
Depois de vários meses de ausência, regressa à grelha da TSF Levante-se o réu, a crónica de justiça assinada por Rui Cardoso Martins, todas as sextas-feiras.
Aproximam-se as eleições presidenciais americanas, que podem mudar o mundo como o conhecemos
Na TSF, damos aos ouvintes várias perspetivas sobre o momento diferenciador, da vida de um país, que influencia o mundo inteiro.
Todos os dias, antes do grande jornal às 8h, uma pista para seguir o dia de campanha eleitoral, nos Estados Unidos, lançada pelo comentador Germano Almeida. A partir de dia 28 de outubro, e até ao dia das eleições (5 de novembro).
Antes das 9.30h, Luso-American Way é uma viagem por várias gerações de portugueses, que vivem e trabalham nos Estados Unidos. Alguns, vão votar pela primeira vez. São jornalistas, professores universitários, investigadores, gestores, e ativistas. Um podcast de Ricardo Alexandre.
Agora que as eleições estão à porta, os repórteres Ricardo Alexandre e Cristina Lai Men, vai percorrer a América que vota e que vai escolher entre Harris e Trump. No podcast América: a hora da verdade, os comentários de Germano Almeida e as reportagens de Cristina Lai Men e Ricardo Alexandre, vão ajudar a comprender o caminho para a decisão que pode mudar a América e o mundo.
No início da manhã, e ao fim do dia, Mário Fernando viaja pela canções que ajudam a contar a história dos Estados Unidos da América. “A volta à América em 80 músicas”, vai ser mostrada de segunda a sexta, depois das 23h, com um aperitivo antes das 7.30h.
Na madrugada de 5 para 6 de novembro, a TSF está atenta ao voto na América, com reportagem e análise minuto a minuto, na rádio e em TSF.pt
As eleições nos Estados Unidos da América, são acompanhadas na TSF, numa parcereia com a FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.
A distância que nos aproxima é um programa de Nélson Santos, que nos revela, quinzenalmente, uma história de alguém que chegou de outras paragens, e decidiu viver e trabalhar em Portugal. Vamos ouvir a história da partida, da viagem, e da vida em Portugal, recuperando os hábitos e tradições do ínicio da viagem, e a adpatção aos novos costumes. E ainda escutamos os sons dos países de origem. A distância que nos aproxima passa na rádio aos domingos, quinzenalmente, depois das 13h. Estreia dia 27 de outubro.
Estreia dia 4 de novembro O prato do dia, um guia diário pelos restaurantes de Portugal, numa visita critica de Fernando Melo. Um guia TSF/Evasões, que passa na rádio, sempre depois do meio-dia e depois das 18h. Também disponível em TSF.pt, em Evasões.pt, e na plataformas de podcast.
