Responsáveis garantem menos facilitismo. Adultos que quiserem ver competências reconhecidas vão ter de fazer provas.
Corpo do artigo
Mais rigor e menos facilitismo, com provas para os adultos que procurem a partir de agora os novos 214 Centros para a Qualificação e Ensino Profissional que substituem os antigos centros do programa Novas Oportunidades. Estas são algumas das novidades da rede que é apresentada esta quarta-feira pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP).
À TSF, o presidente da agência tutelada pelo Ministério da Educação fala numa rede com menos facilitismo e mais rigor do aquele que considera que existia nos centros do programa Novas Oportunidades. O objetivo, explica, não é dar diplomas a toda a gente.
Gonçalo Xufre explica que quem se candidatar para ver certificadas as competências adquiridas ao longo dos anos no seu trabalho vai ter agora de mostrar aquilo que aprendeu em provas que podem ser escritas ou práticas.
Dois exemplos: dependendo das áreas, exercícios matemáticos ou demonstrações de que o candidato sabe soldar.
Para além de receber adultos, estes novos centros passam a receber também jovens para os orientar na escolha de uma área quando passam do 9º para o 10º ano, dando, por exemplo, algumas orientações sobre quais são as que têm mais procura nas empresas da região.
Os 214 centros desta nova rede que vai substituir as estruturas do programa Novas Oportunidades começam a funcionar nos próximos dias. Uns já estão preparados para abrir portas, enquanto outros abrem, no máximo, até meio de fevereiro.