Vários Centros Novas Oportunidades afectos ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) vão abrir esta segunda-feira, mas sem formadores.
Corpo do artigo
O alerta é da Associação Nacional de Profissionais de Educação e Formação de Adultos, segundo a qual cerca de mil técnicos ficaram sem trabalho.
«Grande parte dos Centros Novas Oportunidades que se encontram sediados em centros de formação do IEFP estarão abertos, mas não terão nem técnicos nem formadores a trabalhar, porque eles foram dispensados na semana passada», alertou o porta-voz da associação.
Nos centros privados, «como é do interesse das entidades», os técnicos farão tudo para manter aqueles espaços abertos, disse Sérgio Rodrigues, acrescentando, no entanto, que na semana passada já vários centros privados trataram de rever contratos e pagar indemnizações.
Foi só na passada sexta-feira que a Agência Nacional para a Qualificação deu luz verde para os centros privados de Novas Oportunidades continuarem a funcionar com as verbas dotadas no ano passado.
Sérgio Rodrigues admitiu que a notícia chegou quando muitos centros já estava a tratar dos despedimentos para fechar portas.