Daqui a menos de dez anos, 11 cidades europeias vão fechar a porta a automóveis que andam a gasóleo, conta o Dinheiro Vivo.
Corpo do artigo
Daqui a menos de dez anos, 11 cidades europeias vão fechar a porta a automóveis que andam a gasóleo. Isto quer dizer que em Portugal existem 1,4 milhões de carros a diesel que correm o risco de ficarem na garagem, conta o Dinheiro Vivo (DV). É que muito desses veículos foram vendidos entre 2006 e 2014 e não cumprem as normas de emissões que irão vigorar no futuro próximo.
Segundo o DV, as maiores empresas da industria automóvel alemã, como BMW, Mercedes, Opel e VW acordaram reduzir as emissões entre 25% e 30%, alterando assim um software que custa 5,3 milhões de euros. O orçamento do projeto rondará os 500 milhões de euros.
"Os carros a gasóleo não vão desaparecer tão cedo", desvaloriza em declarações ao DV Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal. "Só os sonhadores é que pensam assim. Vamos ter carros a combustão durante muito tempo. As marcas estão a fazer motores cada vez mais pequenos e limpos. Daqui a cinco anos, um carro a gasóleo valerá mais do que um carro a gasolina."