Nove manifestações por todo o país para exigir libertação "imediata" dos três portugueses detidos "ilegalmente" por Israel
Em declarações à TSF, o Movimento de Solidariedade com a Palestina exige tanto a Portugal como ao resto da Europa que imponham "sanções reais contra Israel" para que o "cerco" em Gaza "acabe"
Corpo do artigo
O Movimento de Solidariedade com a Palestina convocou para esta quinta-feira nove manifestações em várias cidades do país, para exigir a libertação "imediata" dos três portugueses detidos "ilegalmente" por Israel, quando tentavam entregar ajuda humanitária ao povo da Faixa de Gaza que, segundo a ONU, está a viver um genocídio. É o que explica à TSF Sandra Machado, uma das porta-vozes da organização.
"O Governo deve acionar todos os mecanismos diplomáticas e políticos ao seu dispor [para] garantir a segurança [de Mariana Mortágua, Sofia Aparício e Miguel Duarte] de forma imediata", acrescenta.
Sandra Machado exige também a Portugal e ao resto da Europa que imponham "sanções reais contra Israel" para que o "cerco" em Gaza "acabe". Critica igualmente o Governo português por não ter dado mais apoio à flotilha, como fez Espanha.
A manifestação de Lisboa está marcada para junto à embaixada israelita às 18h00. No Porto, junto ao Rivoli, na Praça de D. João I, depois das 19h00. Há ainda manifestações em Faro, Setúbal, Coimbra, Castelo Branco, Viseu, Aveiro e Braga.