Página da Autoridade Nacional de Proteção Civil indica que o fogo está a atingir uma zona de povoamento florestal.
Corpo do artigo
O presidente da Câmara Municipal de Góis disse este sábado à agência Lusa que o incêndio em Góis está controlado, apesar de continuar a contar com mais de 300 operacionais no terreno apoiados por mais de 100 meios.
"O incêndio, felizmente, já está controlado. Não arderam casas de primeira habitação, apenas um ou outro barracão. A frente que está mais ativa é a que está em direção a Miosinho, mas está muito longe", afirmou o autarca Rui Sampaio.
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra, o alerta foi dado às 14h48 e, neste momento, segundo o ponto de situação efetuado às 18h55, combatem as chamas 349 operacionais apoiados por 96 viaturas e oito meios aéreos.
15051521
O incêndio deflagrou em Amioso Cimeiro, na freguesia de Álvares, a freguesia mais a sul do concelho de Góis, no distrito de Coimbra, e que faz fronteira com o distrito de Leiria.
O oficial de operações do comando nacional da proteção civil, José Rodrigues, explicou o que tem acontecido ao longo do dia.
"Estamos a registar, no local, mudanças de vento e obviamente isso provoca alguns reacendimentos. Como a área de incêndio é já considerável, os meios que estão pré-posicionados para fazer essa primeira intervenção nesses reacendimentos depois têm de se deslocar dentro dos setores que estão definidos. O que tem acontecido e que se observou durante o dia é que houve reacendimentos, os incêndios passaram para "em curso", conseguia resolver-se e voltava a estar em resolução. Neste momento, duas reativações mais fortes fizeram com o que o incêndio ainda esteja em curso e continuamos a mobilizar meios para resolver essas duas reativações fortes que se fizeram sentir", explicou à TSF José Rodrigues.
TSF\audio\2022\07\noticias\30\16_cmdt_jose_rodrigues_1_18h
O responsável apela a que as pessoas alertem o mais cedo possível para os focos de incêndio e sublinha que as condições climatéricas vão complicar o combate às chamas.
"Os dias de calor que estamos a ter, a baixa humidade e a recuperação noturna em termos de humidade preocupam-nos bastante. Apelamos a que as pessoas avisem o 112 assim que se aperceberem de um foco do incêndio porque todos os incêndios nascem pequenos. As populações são os primeiros olhos nestas situações e devem, rapidamente, ativem os meios de socorro. Não deixem de ligar só porque pensam que alguém já ligou, liguem nem que sejam a décima pessoa a ligar", acrescentou o oficial.
Também no distrito de Coimbra, no concelho de Montemor-o-Velho, um incêndio, igualmente, em povoamento florestal, deflagrou pelas 16h52 e conta, neste momento, segundo a página oficial da proteção civil com 133 operacionais apoiados por 38 viaturas e um meio aéreo.
"Este incêndio já está controlado, ainda passou a autoestrada [A1], mas não foi preciso cortar", disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.
Este incêndio deflagrou em Volta da Tocha, na freguesia de Arazede e, pelas 16h00, a página da proteção civil classificava o combate como estando em fase de resolução.
Notícia atualizada às 19h27