Novembro termina com chuva e vento forte. Sete distritos sob aviso amarelo na quinta-feira
O pior dia será quinta-feira, com chuva e vento forte nas regiões Centro e Sul. O IPMA alerta ainda que as temperaturas vão descer ao longo do fim de semana e, em algumas regiões, os termómetros podem registar temperaturas negativas.
Corpo do artigo
O último dia de novembro vai trazer chuva e vento forte para o centro do país. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo os distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Faro, a partir da próxima madrugada.
À TSF, a meteorologista Cristina Gonçalves explica que em causa está uma frente frontal em que a chuva, por vezes forte, pode provocar inundações.
"Estamos com agravamento do estado do tempo, embora já tenha chovido nestes últimos dias. No entanto, prevê-se que o dia pior será a quinta-feira, dia 30, já que temos a passagem de um sistema frontal com alguma atividade que nos traz chuva por vezes forte nas regiões Centro e Sul, a região Norte não será tão afetada, embora com alguma precipitação, mas não com a severidade das regiões Centro e Sul", afirma, adiantando que as condições meteorológicas irão melhorar a partir da tarde de quinta-feira.
TSF\audio\2023\11\noticias\29\cristina_goncalves_1_agravamento_chu
"Já teremos uma sexta-feira (feriado) e sábado, embora com a ocorrência de alguns aguaceiros, já com uma situação de desagravamento do estado do tempo", sublinha Cristina Gonçalves.
No primeiro dia de dezembro, a chuva vai dar lugar ao frio. De forma gradual, as temperaturas vão descer ao longo do fim de semana e em algumas regiões os termómetros podem registar temperaturas negativas.
"Temos a descida das temperaturas máximas já na quinta-feira, depois de quinta para sexta uma descida acentuada também da mínima, novamente descida de temperatura na sexta-feira e ainda no sábado uma ligeira descida. Portanto, estamos numa descida gradual até ao fim de semana e a atingir no interior temperaturas mínimas que poderão chegar a 0 °C, ou até nalguns locais ligeiramente abaixo dos 0 ºC", acrescenta.
Os distritos de Évora, Setúbal, Lisboa e Beja estarão com aviso entre as 03h00 e as 15h00 de quinta-feira, Santarém e Portalegre entre as 06h00 e as 15h00 e Faro entre as 12h00 e as 18h00.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu também aviso amarelo para a Costa Norte, Costa Sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira entre as 06h00 e as 15h00 de quinta-feira devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Para esta quarta-feira é esperado no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, sendo mais frequente e intensa nas terras altas do Norte e Centro e pouco prováveis no Algarve, vento fraco a moderado e pequena subida da temperatura, em especial da mínima.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 10 graus Celsius (na Guarda) e os 16 (em Faro) e as máximas entre os 13 (na Guarda) e os 21 (em Faro).
No arquipélago da Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, em especial nas vertentes sul e terras altas, vento fraco a moderado, sendo forte nas terras altas, e pequena subida da temperatura mínima.
No Funchal as temperaturas vão variar entre os 20 e os 24 graus e no Porto Santo entre os 19 e os 24 graus.
* com Lusa