A infraestrutura é inaugurada este sábado
Corpo do artigo
O presidente da câmara de Monchique explica que o novo heliporto, situado no sítio do Semedeiro, às portas da vila de Monchique, vai funcionar entre Maio e Outubro, a época oficial do combate a incêndios.
Com uma pista de aterragem para helicópteros de 46 x 46 metros, este equipamento inclui igualmente um edifício de apoio, um depósito de água e um depósito de combustível, bem como um parque de estacionamento. A nova pista permite que ali aterrem simultaneamente dois helicópteros, assim como aeronaves de maior porte, como os helicópteros Kamov. A autarquia pretende que, no futuro, esta infraestrutura esteja preparada para receber helicópteros do INEM e da Força Aérea. No entanto, para que isso seja uma realidade, o local precisa de mais investimentos. Mesmo com as atuais características, Paulo Alves considera-a decisiva para a defesa da floresta contra os incêndios, tanto naquela zona serrana, como em toda região do Algarve.
O velhinho heliporto, situado no centro da vila, foi uma infraestrutura decisiva para a aterragem de helicópteros durante os incêndios que devastaram a serra de Monchique em 2018, mas Paulo Alves lembra que ele já estava ultrapassado e dificilmente conseguia autorizações da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).
O projeto foi financiado ao abrigo do Programa INTERREG no âmbito do Centro Ibérico para a Investigação e Luta contra Incêndios (CILIFO). O seu custo ultrapassa os dois milhões de euros e cerca de metade foi comparticipado pelos cofres da câmara municipal. Para assinalar a inauguração, a Câmara Municipal de Monchique abre o espaço a visitas e oferece um almoço-convívio à população.