Segundo o projecto de desempenho dos professores, entregue na sexta-feira aos sindicatos, está prevista uma avaliação interna e externa para os docentes.
Corpo do artigo
A proposta de um novo modelo de avaliação dos professores prevê uma avaliação interna, feita em todos os escalões e na escola do docente, e uma outra centrada na observação das aulas e realizada por avaliadores externos.
O projecto, entregue na sexta-feira aos sindicatos, prevê isenção de avaliação para os professores no oitavo escalão da carreira, desde que, em todas as avaliações, tenham obtido, no mínimo, a classificação de Bom, estejam no nono e décimo escalões ou reúnam as condições de aposentação.
De acordo com esta proposta, divulgada pelo Ministério da Educação, será constituída, para os casos de avaliação externa, uma bolsa de avaliadores formada por docentes de todos os grupos de recrutamento.
A observação das aulas exigida para o efeito será feita no último ano do ciclo de avaliação docente, sendo obrigatória para os professores em período probatório e nos segundo e quarto escalões da carreira, podendo ser requerida, em qualquer escalão para a atribuição da menção Excelente.