Obra é inaugurada esta sexta-feira. Ministra diz que meta é ter mais cruzeiros a começar e acabar viagens em Lisboa com mais dormidas e malas na cidade.
Corpo do artigo
"O novo terminal de cruzeiros de Lisboa vai funcionar como um grande aeroporto". É esta a comparação usada pela Ministra do Mar em entrevista à TSF para explicar a importância da obra que é inaugurada esta sexta-feira.
Em vez de ser um porto essencialmente de escala dos grandes navios de passageiros como até hoje, o novo terminal vai ter condições para ser, também, um chamado "porto turnaround", ou seja, onde começam e acabam cruzeiros.
Ana Paula Vitorino sublinha que estes cruzeiros turnaround serão muito mais rentáveis para a economia da cidade e do país, potenciando as dormidas e refeições em Lisboa dos passageiros, mas também a movimentação de bagagens e até o tráfego aéreo.
Pelas limitações da estrutura do antigo terminal, este tipo de cruzeiros existia mas era raro na capital, prevendo-se um aumento de 400% com a nova estrutura agora inaugurada.
TSF\audio\2017\11\noticias\10\ana_paula_vitorino_1_07h
Apesar do grande aumento de navios e passageiros que tem existido em Lisboa, Ana Paula Vitorino sublinha que com o novo terminal o movimento vai aumentar ainda mais: de 520 mil passageiros em 2017 para 620 mil em 2018, num crescimento que irá continuar e acelerar nos anos seguintes.
TSF\audio\2017\11\noticias\10\ana_paula_vitorino_2
Sobre as queixas do sindicato dos funcionários do SEF que temem não existirem inspetores para um grande aumento de passageiros no Porto de Lisboa, a Ministra do Mar tem dúvidas que esse problema exista pois nunca foi referido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e o terminal nunca movimentará tantas pessoas como o aeroporto.
TSF\audio\2017\11\noticias\10\ana_paula_vitorino_3
A construção do novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa teve início em outubro de 2015. A estrutura tem uma área de quase 14 mil metros quadrados, com capacidade para receber 1,8 milhões de passageiros por ano num cais com 1.490 metros de comprimento que pode receber navios de vários tipos e dimensões com um calado até 12 metros.