O novo terminal de cruzeiros de Lisboa, um investimento global de 92 milhões de euros com obra do cais já concluída, pode ser recalendarizado e não ficar concluído em 2013, como previsto, disse o ministro das Obras Públicas.
Corpo do artigo
Numa visita ao novo cais de cruzeiros do Porto de Lisboa, o ministro das Obras Públicas e Transportes, António Mendonça, admitiu que a actual situação financeira do país «obriga a ser mais exigente e mais selectivo relativamente aos investimentos».
«Terminar a obra em 2013 era a perspectiva inicial, mas com a situação actual do país teremos de rever a ajustar a obra em função disso», admitiu o governante.
Ainda assim, o ministro disse que «se está a trabalhar com o horizonte de finalizar a obra em 2013, mas os ajustamentos que tiverem de ser feitos terão de ser feitos».
António Mendonça escusou-se, contudo, a avançar quais seriam os novos ajustamentos e calendários da obra, por «não estar em condições de o fazer».
Já a presidente da Administração do Porto de Lisboa, Natércia Cabral, desvalorizou as afirmações do ministro, referindo que «provavelmente as obras vão estar mesmo prontas em 2013» e que na área dos cruzeiros «mesmo em crise no último ano houve um crescimento de 15 por cento».
Perante o possível adiamento, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, admitiu estar «preocupado».
«O ideal seria acabar o projecto em 2013. Cada ano que atrasamos esta obra é um ano em que estamos a enfraquecer as capacidades de crescermos do ponto de vista económico. Temos de conseguir equilibrar a consolidação das finanças públicas com a capacidade de crescer e gerar emprego», considerou.