"Numa guerra temos de ter disciplina." Ministra pede reflexão e responsabilidade

A ministra da Saúde, Marta Temido, durante uma conferência de imprensa após reunião do Conselho de Ministros, na Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa, 11 de dezembro de 2019. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
LUSA
Marta Temido acredita que, após a primeira morte em Portugal pelo novo coronavírus, é altura de refletir sobre a pandemia que estamos a viver.
Corpo do artigo
No dia em que morreu o primeiro doente com Covid-19 em Portugal, a ministra da Saúde pediu "disciplina" aos portugueses, uma necessidade que deve ser tida em conta como se estivéssemos a viver uma guerra.
"Estamos, muitos têm-no dito, num momento que é como se fosse uma guerra e numa guerra temos de ter disciplina", alertou Marta Temido na conferência conjunta entre o Ministério da Saúde e a Direção-geral de Saúde.
11937138
A governante lembrou os ataques aéreos em Inglaterra para comparar o que se está a viver na Europa. "Mesmo quando Inglaterra esteve a sofrer ataques aéreos durante a II Guerra Mundial, mesmo durante o Blitz, os ingleses mantiveram-se a trabalhar. Não podemos interromper a nossa vida social, não podemos ficar sem pão, sem água, sem energia, sem recolha de resíduos, mas temos que manter comportamentos apropriados ao momento que vivemos", sublinhou Marta Temido.
A ministra frisou ainda que a "fatalidade com que nos confrontamos" e a "gravidade daquilo que sabemos que é este momento" leva à necessidade que "todos reflitam sobre o que é esperado de cada um".