Número de condutores com 80 anos que renovam carta sobe: é faixa etária com acidentes mais graves. Processo de renovação criticado
Em declarações à TSF, o presidente da Associação Nacional de Industriais de Ensino de Condução Automóvel critica a forma como decorre o processo de renovação da carta
Corpo do artigo
O número de condutores com mais de 80 anos que renovaram a carta, em 2024, ultrapassou os 80 mil, segundo dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, citados esta terça-feira pelo Jornal de Notícias.
O valor tem crescido nos últimos seis anos e já representa 11% do total de renovações da carta de condução em Portugal.
Os mesmos dados revelam também que é na faixa etária acima dos 75 anos que se registam mais acidentes com feridos graves e vítimas mortais. Em 2023, morreram 59 pessoas.
Em declarações à TSF, o presidente da Associação Nacional de Industriais de Ensino de Condução Automóvel critica a forma como decorre o processo de renovação da carta. António Reis defende que os condutores deviam ser sujeitos a uma formação adicional.
António Reis denuncia ainda que em muitos casos a avaliação médica para aferir as aptidões físicas e mentais é feita exclusivamente online, defendendo que o processo deve ser presencial.
