As notas da 2ª fase dos exames nacionais do Ensino Secundário foram este ano mais baixas. Apenas uma das quatro disciplinas com mais alunos inscritos teve média positiva.
Corpo do artigo
Das 24 disciplinas a exame, 16 tiveram uma média mais baixa na 2ª fase.
O júri Nacional de Exames explica que, em geral, as taxas de reprovação aumentaram de forma «acentuada». Situação igual à verificada em anos anteriores e que se justifica, segundo o júri, pelo número de alunos que tentaram recuperar do chumbo na 1ª fase.
No entanto, estes resultados foram piores do que no ano passado. Onze disciplinas tiveram média negativa, quando em 2010 foram apenas seis.
Depois dos piores resultados de sempre a Português, esta foi a disciplina com mais inscritos na 2ª fase dos exames nacionais. A média subiu ligeiramente, mas manteve-se negativa 8,9 para 9,1.
No exame de Matemática, o resultado médio também desceu e é agora de oito valores, sendo que 26 por cento dos alunos chumbaram.
Em Física e Química os resultados pioraram, ficando a média pelos 9,2 valores.
Entre as quatro disciplinas com mais alunos inscritos, Biologia e Geologia é uma excepção. Foi a única disciplina com média positiva, 11,1 valores, e teve agora melhores notas do que em 2010.