
Portugal
dr
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) indica no relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo que houve em 2010 um diminuição da população estrangeira residente em Portugal de quase 2%.
Corpo do artigo
O Relatório de Imigração Fronteiras e Asilo (RIFA 2010) do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que vai ser apresentado esta segunda-feira, revela uma diminuição de quase dois por cento da população estrangeira em Portugal.
São apontadas várias justificações para este fenómeno. Uma delas é a «crise económica e financeira que o país enfrenta com a redução do investimento e do emprego, bem como a alteração dos processos migratórios em alguns países de origem, nomeadamente Brasil e Angola».
Para este decréscimo também contribuiu o aumento da atribuição da nacionalidade portuguesa a cidadãos estrangeiros residentes.
Este relatório, ao qual a agência Lusa teve acesso, indica ainda que o SEF aumentou a fiscalização, tendo controlado mais de dez milhões de pessoas, a maioria nas fronteiras aéreas.
Foram instaurados mais de 21 mil processos de contra ordenação a cidadãos, menos do que em 2009, mas mais 12 por cento a empresas por contratarem imigrantes ilegais.