
Global Imagens
Em 2012, 8844 toxicodependentes pediram ajuda pela primeira vez aos centros de tratamento, o valor mais alto desde 2000. Na última década, o número de novos casos de dependência subiu 70%.
O semanário Expresso teve acesso ao mais recente relatório sobre a situação da droga em Portugal, relativo a 2012, que está a ser ultimado e deverá ser divulgado em novembro.
De acordo com os dados do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), o total de toxicodependentes em tratamento chegou, no ano passado, aos 38.900, mais dez mil do que em 2003.
Em declarações à TSF, o diretor-geral do SICAD explica que «o aumento do número de pessoas em acompanhamento não significa, por si só, que o número de pessoas com problemas na população em geral esteja a subir. É um número que tem de ser lido com cuidado porque o recurso às estruturas de tratamento significa a sua eficácia e a sua capacidade de chegar a quem delas precisa».
João Goulão acrescenta ainda que a crise está a provocar uma alteração dos padrões de consumo, com um regresso à heroína, que vinha a decrescer desde o final dos anos 90.