Apesar de Portugal estar em alerta amarelo por causa do frio, o número de gripes não é grave. Só nos próximos dias será possível perceber se a situação vai agravar-se ou não.
Corpo do artigo
«A atividade gripal está no seu período epidémico. Já temos duas semanas em que a taxa de incidência se encontra acima dos seus valores de atividade basal», ou seja, cerca de 90 casos por 100 mil habitantes, segundo Baltazar Nunes, investigador de epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge.
Nas duas últimas semanas, o número de gripes tem sido moderado, mas a tendência é para crescer, sendo que «tanto pode continuar a crescer», com os próximos dias a registarem um pico, ou começar a descer, explicou.
No ano passado, o pico da gripe não chegou a atingir os 120 casos por 100 mil habitantes, ou seja, não chegou a ser um gripe elevada.
De acordo com o mesmo investigador, tudo indica que a vacina administrada contempla o vírus mais ativo, o AH3.
Baltazar Nunes está integrado num estudo europeu sobre o nível de proteção da vacina contra a gripe. No final da época gripal será possível saber se a vacina cria, de facto, uma proteção adequada.