Céu dos Açores apresenta por estes dias "uma tonalidade esbranquiçada" e a culpa é dos incêndios que deflagram há várias semanas na costa Oeste dos Estados Unidos da América.
Corpo do artigo
Uma extensa nuvem de fumo proveniente dos Estados Unidos da América está a atravessar o arquipélago dos Açores. O fenómeno acontece devido aos incêndios que há semanas deflagram na costa Oeste, especialmente no estado da Califórnia.
De acordo com a meteorologista Fernanda Carvalho, houve ontem uma melhoria significativa no nível de concentração das partículas, "mas hoje vai haver um ligeiro aumento, em especial no grupo Central".
Questionada se a população deverá ter algum cuidado em particular, a meteorologista da delegação açoriana do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realça que não. "Esta nuvem está a ser transportada em altitude e não se prevê que tenha consequências para as pessoas", nota Fernanda Carvalho.
TSF\audio\2018\08\noticias\28\fernanda_carvalho_ontem_melhoria,_ma
"Se chover, poderá haver alguns depósitos de partículas e provocar alguma sujidade no solo", conclui a meteorologista.
Desde julho que fortes incêndios têm assolado a costa Oeste dos Estados Unidos, em particular na Califórnia. Já arderam milhares de hectares de terreno e morreram oito pessoas vítimas destes fogos que são já considerados os sextos mais destrutivos da história do estado.