"Nuvem rolo": espécie de onda gigante no céu surpreende banhistas em Portugal. Veja as imagens
O IPMA explica que este é um fenómeno meteorológico raro. A nuvem, parecida com uma onda gigante, foi acompanhada por vento forte
Corpo do artigo
Foram várias as pessoas que este domingo assistiram a um fenómeno raro: nuvens em forma de rolo formaram-se no mar. Os banhistas foram surpreendidos com uma nuvem parecida com uma onda gigante, acompanhada por vento forte. O IPMA explicou esta segunda-feira o que se passou.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou esta segunda-feira que o fenómeno meteorológico raro foi observado em praias da região Centro. As "nuvens rolo" formaram-se no mar por volta das 15h30, tendo-se aproximado da costa oeste de Portugal continental entre Peniche e Póvoa de Varzim entre as 17h00 e as 18h00.
Segundo o IPMA, as nuvens rolo são “relativamente raras” e só foram inseridas no atlas das nuvens da Organização Meteorológica Mundial na última revisão, em 2017.
A nuvem, parecida com uma onda gigante, foi acompanhada por vento forte, devido à diferença de temperatura entre superfície terrestre e do mar.
As nuvens têm uma forma tubular ou de rolo, formam-se em torno de um eixo horizontal e estão tipicamente associadas aos géneros de nuvens altocúmulos (lençóis ou camadas de nuvens brancas ou cinzentas) ou estratocúmulos (nuvens baixas com massas arredondadas e cilíndricas).
Através de uma imagem da costa portuguesa obtida pelo satélite Meteosat de 3.ª geração, o IPMA deu conta da “existência de um fluxo perturbado, com ondas no interior da atmosfera, designadas por ondas gravíticas internas, em particular numa camada baixa da atmosfera”.
A onda de calor que atingiu o continente durante o fim de semana provocou no domingo incêndios, mas também fenómenos meteorológicos de instabilidade, como aguaceiros e ventos fortes, trovoadas e queda de granizo.
