Os valores da temperatura máxima vão continuar elevados.
Corpo do artigo
São 11 os distritos de Portugal continental que continuam com aviso vermelho, o mais grave. As temperaturas devem ficar acima dos 40 graus em Lisboa, Setúbal, Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Santarém, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga.
Nestes casos, o aviso vermelho vai prolongar-se até às 15h de domingo. Os restantes distritos do Continente estão sob aviso laranja, o segundo mais grave.
Na quinta-feira, as temperaturas bateram recordes em oito localidades: Castelo Branco (42,2 graus), Odemira (41,9), Nelas (41,3), Anadia (43,8), Coruche (44,9), Setúbal (42,6), Alvalade (43,8) e Zambujeira do Mar (41,1).
Para hoje, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê tempo excecionalmente quente, com céu geralmente limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada.
A previsão aponta para temperaturas máximas acima dos 30º e a ultrapassar os 40º em muitos locais. Os termómetros vão subir até aos 44º em Santarém, 43º em Setúbal, Évora, Beja e Castelo Branco, 42º em Lisboa e Portalegre, 41º em Braga e 40º em Vila Real e Sines. Já as mínimas não vão baixar dos 18º (Leiria).